Golang vs Node.js O que você deve escolher para seu projeto?

Para escolher a ferramenta de desenvolvimento mais adequada, o programador precisa conhecer todas as suas vantagens e desvantagens. Sem dúvida, pode ser muito difícil comparar todas as linguagens e ambientes para definir o melhor para você.

Golang vs Nodejs

Um desenvolvedor web profissional é uma pessoa que possui um conjunto de habilidades diferentes, mas a característica mais importante é a capacidade de se adaptar rapidamente a qualquer circunstância e aprender coisas novas. Este artigo pode ser útil para especialistas que duvidam de qual ferramenta: Go ou Node.js escolher ou simplesmente desejam enriquecer seu conhecimento com dados úteis para projetos futuros, neste artigo você pode explorar a diferença entre Go e Node.js para fazer a escolha certa para seu projeto futuro.

O que é Go?

A linguagem de programação Go costuma ser chamada de Golang devido ao seu nome de domínio e é conhecida por sua eficiência, flexibilidade e dinâmica. Este projeto de código aberto foi desenvolvido no Google em 2007 por programadores proeminentes como Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson e foi lançado em 2012. Go foi altamente influenciado pela linguagem de programação C, mas é mais simples e seguro de usar.

Esta linguagem funcional e orientada a objetos permite uma grande produtividade dos programadores, uma vez que eles preferem escrever programas de forma eficaz e sem obstáculos. Go é caracterizado como uma linguagem rápida e estatisticamente tipada com reflexão em tempo de execução e coleta de lixo, então não é de se admirar que Google, Uber, BBC, Twitch, Dropbox e Soundcloud sejam escritos em Go.

O que é Node.js?

Node.js é um runtime de plataforma cruzada de código aberto que pode ser usado para quase qualquer tipo de projeto. Seu mecanismo V8 JavaScript permite a execução de código fora do navegador da web. Lançada em 2009 por Ryan Dahl, a tecnologia passou por várias atualizações que melhoraram muito suas propriedades. O Node.js tem um ótimo desempenho e é amplamente usado para construir programas de rede com a ajuda de uma ferramenta.

Ao realizar operações de I/O, o Node.js as retoma após obter uma resposta, em vez de bloquear o thread e desperdiçar ciclos de CPU. A biblioteca padrão do Node.js fornece suporte de primeira classe para rede, e o desenvolvedor pode usar gratuitamente 1.000.000 de pacotes de código aberto. Os usuários de software mais populares listam LinkedIn, Microsoft, Netflix, PayPal e Amazon Web Services.

Por que eles são comparados?

O back-end do seu projeto é um dos aspectos mais importantes da programação, e você precisa contar com uma ferramenta eficaz e segura. As ferramentas de programação Go e Node.js são consideradas as tecnologias de back-end mais promissoras. Considere que o JetBrains chamou Go uma das linguagens mais promissoras, e tem o maior número de desenvolvedores que gostariam de adotar ou migrar para ele. Além disso, o Node.js, um ambiente de tempo de execução JavaScript, é amado por 66,8% dos entrevistados que desejam continuar desenvolvendo com ele no futuro.

Está claro que a escolha entre duas ferramentas populares e promissoras de construção de programas é bastante complicada. No entanto, Go e Node.js coincidem no aspecto de que ambos são de código aberto, mas Go é uma linguagem de programação, enquanto Node.js é um ambiente de tempo de execução para execução de código JS. Ao decidir o que escolher: Go vs Node js para microsserviços, leve em consideração que Go lida facilmente com cargas altas, enquanto Node.js é uma fonte de soluções prontas. Existem muitas outras respostas para todas as suas perguntas sobre Go e Node.js, então continue lendo para ficar atento às últimas tendências de programação.

Áreas de Comparação

Antes de entrar em detalhes, vamos dar uma olhada na versão TL; DR que exibe os principais recursos de ambas as ferramentas.

Comparação golang e nodejs

Go vs Node.js: velocidade de codificação

A biblioteca Go é construída de acordo com os padrões de desenvolvimento modernos, por isso é simples e facilmente escalonável. A biblioteca Go é construída de acordo com os padrões de desenvolvimento modernos, por isso é simples e facilmente escalonável. Por um lado, Go remove parênteses desnecessários e, por outro lado, quase não deixa espaço para erros. Ao criar software em Go, os desenvolvedores gastam menos tempo digitando e muito mais tempo depurando o código escrito.

O Node.js oferece vários ajustes prontos para uso que simplificam o processo de codificação em alguns casos. No entanto, ele também oferece um conjunto limitado de possibilidades em comparação com outras linguagens de programação de back-end, portanto, às vezes, um desenvolvedor precisa encontrar desvios para chegar a um destino específico.

Veredito: empate

Go vs Node.js: Desempenho

A questão do desempenho do Node vs Go é crucial para os programadores que buscam a ferramenta certa para a construção do projeto e tentamos definir o que é melhor.

As características de desempenho de Go coincidem com as de C / C ++, o que permite que a linguagem seja bastante rápida e leve. Ele atinge o desempenho bruto da CPU e das tarefas associadas à memória, enquanto o Node.js falha em fazê-lo.

O Node.js é baseado na linguagem interpretada, fazendo com que seu desempenho não seja tão rápido e eficiente quanto a maioria das linguagens compiladas.

O desempenho na vida real mostra que ambas as ferramentas estão no mesmo alto nível e funcionam em velocidades semelhantes. Se considerarmos o desempenho da tarefa de benchmark node vs go, observa-se que Go consome menos tempo e memória para o desempenho da operação.

Veredito: Go

Go vs Node.js: escalabilidade

A escalabilidade é baseada na capacidade de aumentar o desempenho, e aqui o Node.js perde suas posições devido à menor escalabilidade funcional e processos paralelos fracos que não são convenientes para grandes projetos.

Go tem um grande ativo - rotinas que são os métodos ou funções, permitindo a execução eficaz e confiável de threads paralelos devido à simultaneidade e suavidade. O tamanho inicial das goroutines é de apenas 4 KB, enquanto os threads do sistema operacional chegam a 1 MB. Os desenvolvedores têm a possibilidade de executar milhares de goroutines simultaneamente sem usar muita RAM no ambiente Go. Canais complexos para transmissão de informações entre dois Goroutines permitem a estruturação de programas para serem facilmente mantidos no futuro.

Veredito: Go

Go vs Node.js: Documentação

A documentação do código permite que você entenda os princípios de seu trabalho com o código e aprimora os recursos de escrita. A linguagem de programação Go possui uma ferramenta Godoc usada para extração e geração de documentação para programas Go. A documentação do Godoc é convertida para HTML ou texto com a ajuda do pacote go / doc.

A documentação oficial do Node.js é uma referência de API, já que é um tempo de execução de JavaScript desenvolvido no mecanismo V8. O documento de opção de linha de comando permite que você se familiarize com o uso da documentação, e aqui está o exemplo de um servidor da web escrito com Node.js.

Veredito: empate

Go vs Node.js: popularidade

A popularidade de uma tecnologia de desenvolvimento influencia muito a escolha dos programadores, pois eles dependem da opinião de quem tem experiência no uso desta ou daquela ferramenta.

A pesquisa Statista mostra que 51,4% dos entrevistados escolheram o Node.js para a criação de seus produtos. O HackerRank afirma que Go é a linguagem prioritária para os desenvolvedores aprenderem, portanto, representa grandes perspectivas para o futuro.

Podemos ver que cada ferramenta é bem conhecida em seus domínios levando em consideração que Node.js é um ambiente de execução e Go é uma linguagem de programação. Mas os dados obtidos do GoogleTrends representam que Golang tem prevalecido sobre Node.js durante o ano passado, bem como desde 2004 até o presente, então você fica com a escolha.

Veredito: Go

Go vs Node.js: comunidade

Mesmo a tecnologia mais inovadora e eficaz precisa ser suportada e amplamente utilizada pelos desenvolvedores, uma vez que torna a ferramenta conhecida e interessante. As pessoas devem aproveitar, melhorar, consertar, criar e discutir a ferramenta para envolver mais a comunidade e fazer com que o idioma ou o ambiente sejam respeitados em todo o mundo.

Go e Node.js são ferramentas de código aberto, o que significa que uma comunidade em grande escala se beneficia de seus recursos incríveis. Eles têm repositórios no GitHub e são usados ​​por muitos desenvolvedores em todo o mundo. Node.js teve um bilhão de downloads baixados e atingiu 56.000 estrelas no GitHub, enquanto a comunidade Go está crescendo a cada ano, e mais e mais desenvolvedores querem aprender essa linguagem no futuro.

O Node.js tem uma grande comunidade com usuários proeminentes como Intel, Microsoft, PayPal e o suporte de Go do Google atrai muitos especialistas em potencial.

Veredito: Empate

Go vs Node.js: pool de talentos

A partir dos dados obtidos de entrevistados em todo o mundo no Stack Overflow , podemos descobrir que 51,4% dos 40.314 desenvolvedores profissionais escolhem o Node e 9,4% das 47.184 respostas - Go.

Considerando que existem cerca de 26 milhões de desenvolvedores em todo o mundo, podemos supor que existem cerca de 13 milhões de pessoas que conhecem Node.js, enquanto pode haver até 2,5 milhões de codificadores Go / Golang.

Veredito: Node.js

Go vs Node.js: facilidade de aprender

Go é uma linguagem de programação relativamente nova, que possui conceitos, regras e processos específicos. Consequentemente, é possível encontrar um pequeno número de recursos disponíveis online, estando assim pronto para o estudo prático e a pesquisa constante.

O ambiente de execução do Node.js é baseado em JavaScript , a linguagem de programação mais usada em todo o mundo, portanto, não representará nenhuma dificuldade para o programador Node.js se ele tiver conhecimento básico sobre JavaScript. Há um grande número de recursos online para autoeducação, bem como membros da comunidade Java experientes que oferecem suporte constante.

Veredito: Node.js

Go vs Node.js: Segurança

A segurança do programa significa que ele pode resistir a ataques de hackers e ser usado corretamente durante a escrita do código. Considere quando você usará as ferramentas de maneira adequada, verifique se há erros em tempo hábil e atualize-as assim que a versão mais recente for lançada. Além disso, a proteção de código contra injeções de SQL e dados confidenciais resultará em segurança Go e Node.js.

Veredito: empate

Go vs Node.js: Custo de Desenvolvimento

Para desenvolver um projeto de alta qualidade, é necessário contratar desenvolvedores de ponta, que possam gerenciar todos os projetos e possuam uma base de conhecimento e experiência profundas. Conseqüentemente, eles devem ser remunerados de forma justa por seu trabalho, portanto, após analisar o pagamento médio por hora, podemos ver que, como desenvolvedores Node.js as Go, ganham de $ 20 a $ 40 por hora. O custo médio de um projeto será de $ 10.000 ou $ 40.000, dependendo do número de horas de trabalho. Assim, podemos concluir que seu custo de desenvolvimento é igual e está baseado nas especificações do projeto.

Veredito: empate

Principais prós e contras do Go vs Node.js

Dê uma olhada em um breve esboço das principais vantagens e desvantagens de ambas as ferramentas, a fim de compreender a exclusividade e a adequação da tecnologia específica para o seu projeto.

Prós e contras sobre golang e nodejs

Áreas de uso Go e Node.js

Para decidir qual ferramenta terá o melhor desempenho, é necessário familiarizar-se com os propósitos para os quais são utilizadas. Go é um novato no mundo das linguagens de programação, portanto, com seu lançamento, muitas empresas decidiram migrar para esta ferramenta, mesmo aquelas que usam Node.js, e ficaram satisfeitas com sua escolha.

Quando precisamos usar o Go?

A linguagem Go realiza muitas funções simultaneamente e é amplamente usada para programação de servidor escalonável, bem como para grandes sistemas de software.

Principais empresas que usam Go: Google, BBC, Uber, Intel, Medium, Basecamp, Docker, Heroku.

Quando precisamos usar o Node.js?

Como ele executa o código JavaScript fora de um navegador, há muitos casos em que o Node.js é usado: de aplicativos de bate-papo a sistemas incorporados e dispositivos conectados à Internet.

Principais empresas que usam Node.js: Netflix, Linkedin, NASA, PayPal, Trello, eBay, Walmart.

Resultado

Você pode ver que Node.js e Go são ótimas ferramentas de desenvolvimento com suas peculiaridades e vantagens. Esperamos que este artigo tenha ajudado na sua difícil escolha entre as tecnologias.